terça-feira, 27 de outubro de 2009

Fernando Caneca no "Música & Prosa"



Guitarrista, violonista, compositor, nascido em Pernambuco em 10/02/1964, radicado no Rio de Janeiro, atua como músico profissional desde 1986.
Como músico amador integrou o Regional de Choro do Conservatório Pernambucano de Música ao lado do bandolinista Marcos César em 1982.
Em 1984 fez parte da Orquestra de Violões da UFF, regida pelo violonista Francisco Frias.
Iniciou seus estudos de harmonia com Sérgio Mello Benevenuto em 1985.
De 1989 a 1992 foi professor da Escola Rio Música dando aulas de harmonia, guitarra e teoria básica.
Tocou em turnês nacionais e internacionais com Ivan Lins, de 1991 a 1994.
Participou de shows e/ou gravações ao lado de Caetano Veloso, Arthur Maia, Gal Costa, Paula Morelenbaum, Marcos Valle, Cesária Évora, Ivete Sangalo, Jorge Vercillo, Vanessa da Mata, Gabriel "O Pensador", Zélia Duncan, Fred Martins, Fagner, Falamansa, Moraes Moreira (de quem tornou-se parceiro em 2007 com o frevo “Spok Frevo Spok”) e Zeca Pagodinho.
Atuou de outubro de 1994 a janeiro de 2000, na banda de Marisa Monte, tendo gravado o CD “Barulhinho Bom”.
Gravou vários programas para a maior rede de televisão brasileira, a Rede Globo, dentre eles os especiais Brasil 500 anos (98) e 100 anos de Música (99).
De janeiro de 2000 a maio de 2001 integrou a banda da cantora Simone, tendo participado da gravação do CD “Fica comigo esta noite”, lançado em junho de 2000.
Foi guitarrista da banda de Zélia Duncan na turnê de lançamento do CD “Sortimento” em 2001.
Gravou com o cantor italiano Andrea Sisti no seu mais recente trabalho que será lançado agora em 2008 no Brasil.
Atualmente toca com Arthur Maia, é guitarrista e diretor musical da banda de Mart´nália na turnê do CD Madrugada lançado recentemente, em 2008, faz parte da banda de Anna Rato e da banda de Maria Gadú, revelação da MPB de 2009.
Atua como músico e também como produtor musical e arranjador em CD’s de novos talentos cariocas, como Taryn Szpilman, Cláudio Lins, Elisa Queirós, Thaís Gulin, além de artistas da nova cena capixaba e mineira.
Guitarrista do trio instrumental Flenks ao lado do baterista Cesinha e do baixista Fernando Nunes, Caneca gravou o CD de estréia do grupo lançado em novembro de 2000 pela Visom, indicado em cinco categorias para o Grammy Latino 2001. O grupo está preparando o show de lançamento do segundo CD “Tickets” para o início de 2010.
Paralelamente ao seu trabalho com o Flenks, desenvolveu um projeto de pesquisa sobre a obra de Chico Soares, o Canhoto da Paraíba, com a finalidade de divulgar o talento deste grande compositor e violonista nordestino, que resultou no seu primeiro CD lançado em Maio de 2004 pela gravadora Deck Disc sob o título: “Fernando Caneca visitando Canhoto da Paraíba”.
Um novo projeto de pesquisa para novo CD já está em andamento, desta vez sobre a obra de outro grande nome do choro nordestino, o compositor pernambucano Luperce Miranda.

Nenhum comentário: