sexta-feira, 26 de junho de 2009

Música & Prosa - Ronaldo do Bandolim

domingo, 21 de junho de 2009

sábado, 13 de junho de 2009

Chico Batera Trio - Santo Scenarium




quinta-feira, 11 de junho de 2009

Khrystal, Cátia de França e Xangai - Seis e Meia


Xangai, Cátia de França e Krystal, juntos no Teataro Alberto Maranhão










O cantor e compositor Xangai, juntamente com a cantora Cátia de França serão as próximas atrações do Projeto Seis e Meia, na próxima terça-feira, dia 16 de junho, no Teatro Alberto Maranhão. A atração local ficará por conta da natalense Krystal. A apresentação local começa impreterivelmente às 18:30h. Os ingressos custam apenas 10 e 5 reais.

Eugênio Avelino, popularmente conhecido como Xangai, nasceu em Itapebi, em 20 de março de 1948. É um cantor, compositor e violeiro brasileiro.Nasceu na zona rural do município de Itapebi, às margens do Rio Jequitinhonha, no extremo sul da Bahia.Filho e neto de violeiros, ainda menino fixou-se com os seus pais na cidade de Nanuque, no norte de Minas Gerais. Xangai é descendente direto do bandeirante João Gonçalves da Costa, fundador do Arraial da Conquista, atualmente Vitória da Conquista.

Viveu em Vitória da Conquista, na Bahia, de onde recebeu a influência que o tornou um cantor sertanejo. Seu pai era proprietário de uma sorveteria chamada Xangai, daí se originando o seu apelido e atual nome artístico. No ano de 1976, gravou o seu primeiro disco, "Acontecimento", com destaque para as músicas Asa Branca, Forró de Surubim e Esta Mata Serenou.

Apresenta na Rádio Educadora da Bahia o programa "Brasilerança", através do qual contribui para a divulgação da cultura musical da região nordestina brasileira. É considerado como o melhor intérprete de Elomar, propiciando inclusive a facilitação do entendimento das composições deste compositor classificado como erudito por muitos.
Participou com o cantor Waldick Soriano dos últimos shows da carreira deste antigo nome da chamada música brega brasileira, inclusive na cidade natal de Waldick, Caetité, em 26 de maio de 2007.

Cátia de França é paraibana, da cidade de João Pessoa. Ela nasceu em 13 de fevereiro de 1947. É uma cantora e compositora brasileira. Seu nome de batismo é Catarina Maria de França Carneiro, desde menina aprendeu a dominar instrumentos como o piano, a sanfona e o violão. Mais tarde se interessou pelos acordes da flauta e pela percussão.

Foi professora de música por algum tempo, até começar a compor em parceria com o poeta Diógenes Brayner. Participou de festivais de música popular na década de 60, época em que viajou à Europa com um grupo folclórico. De volta ao Brasil, foi para o Rio de Janeiro, onde contatou outros músicos nordestinos, como Zé Ramalho, Elba Ramalho, Amelinha e Sivuca. O primeiro LP solo, 20 Palavras ao Redor do Sol, foi lançado em 1979, com músicas compostas com base em poemas de João Cabral de Melo Neto. Uma música da cantora foi trilha sonora do filme Cristais de Sangue, de 1975.

Sua música tem como fonte a literatura, fazendo referências à obras de Guimarães Rosa, José Lins do Rego, Manoel de Barros, além do citado João Cabral de Melo Neto. Foi parceira de palco de Jackson do Pandeiro durante a primeira versão do Projeto Pixinguinha, em 1980. Em cerca de 40 anos de carreira, Cátia gravou três LPs: Vinte Palavras ao Redor do Sol, Estilhaços e Feliz Demais, e dois CDs: Avatar (com participações de Chico César e Xangai ) e Cátia de França canta Pedro Osmar, no qual ela demonstra a força criativa da música paraibana.

Cátia também adentrou pelo mundo da literatura e das artes plásticas, com destaque para os livros Zumbi em Cordel, Falando de Natureza Naturalmente (infantil) e Manual da Sobrevivência, um resgate de sua trajetória pessoal e profissional. A cantora, celebrada em todo o país, reside em João Pessoa desde meados dos anos 1990.

Atração local
Mostrando o melhor da música potiguar, a cantora Krystal será a atração local do projeto Seis e Meia. A cantora, compositora, violonista, pandeirista e intérprete potiguar Krystal Glayde Saraiva Santos sobe ao palco cantando e divulgando músicas do seu álbum, "Coisa de Preto". A música que dá nome ao disco é um samba-funk, escrita em parceria com Tertuliano Aires, conhecido como Cabrito, um grande poeta prestigiado pela artista. Nos últimos anos, mergulhou na pesquisa do ritmo de raiz mais tradicional do Rio Grande do Norte, o Coco.

RAUL DO RAUL DO TROMBONE FOI TOCAR NOUTRA FREGUESIA























Há uns quatro ou cinco anos fui na casa dele, na ensolarada freguesia de Maricá, com alguns amigos - dois deles, Floriano e Salvador, viviam lá. A festa era para levantar uma grana pro gênio, que estava meio caidinho, de dinheiro e saúde. Mas foi pegar no instrumento para remoçar uns quarenta anos.
Soprou com força Na Glória, Pororó, Voltei ao meu lugar, das que me lembro. Na vitrolinha, outro clássico das gafieiras, Paraquedista, de José Leocádio, que também faz parte do repertório mais conhecido.

Aos 93 anos, Raul de Barros foi ensinar trombone aos anjos.
http://quemevivo.blogspot.com/2009/06/raul-do-trombone-foi-tocar-noutra.html

Chico Batera Trio no Santo Scenarium



sábado, 6 de junho de 2009

Khrystal, Cátia de França e Xangai

16/06 (TER)-PROJETO SEIS E MEIA COM CÁTIA DE FRANÇA, KHRYSTAL E XANGAI-NATAL/RN-18:30HS

17/06 (QUA)- PROJETO SEIS E MEIA COM CÁTIA DE FRANÇA, KHRYSTAL E XANGAI-JOÃO PESSOA/PB-18:30HS

18/06 (QUI)- PROJETO SEIS E MEIA COM CÁTIA DE FRANÇA, KHRYSTAL E XANGAI-CAMPINA GRANDE/PB-18:30HS

19/06 (SEX)- PROJETO SEIS E MEIA COM CÁTIA DE FRANÇA, KHRYSTAL E XANGAI-MOSSORÓ/RN-18:30HS